Mariana

Primeira vila, bispado e capital de Minas Gerais, Mariana é uma das mais importantes cidades históricas do Brasil, sendo a primeira e única cidade do período colonial com traçado urbanístico projetado. Juntamente com Ouro Preto, ela é dona de um dos mais belos conjuntos arquitetônicos representativos do barroco de Minas Gerais. O dia de seu aniversário, 16 de julho, é considerado o dia de Minas Gerais. Parte importante do Ciclo do Ouro, a cidade foi fundada ao lado do rio em que aflorava o ouro de forma abundante.

110km de Belo Horizonte

Fundada em 16 de julho de 1696, Mariana é a primeira cidade de Minas Gerais. Suas minas de ouro fizeram com que paulistas e portugueses travassem a Guerra dos Emboabas pelo domínio na exploração metal. Em 1745, a então Vila Real do Ribeirão de Nossa Senhora do Carmo recebeu a denominação de Mariana, em homenagem à rainha Maria Ana da Áustria, esposa de D. João V. Mariana foi a primeira cidade planejada de Minas com ruas retas e praças retangulares. A cidade abriga um Seminário desde 1750, o que fez com que Mariana ganhasse a alcunha de Cidade dos Bispos.

As ricas irmandades do Carmo e de São Francisco levantaram suas igrejas na praça Minas Gerais, criando uma paisagem inusitada. A riqueza do ouro foi a base para construção do conjunto arquitetônico barroco da cidade. Desde sua fundação até o ano de 1984, foram retiradas 35 toneladas de ouro das minas de Mariana.

A catedral da Sé de Mariana guarda um precioso tesouro musical – um órgão construído na primeira década do século XVIII em Hamburgo, Alemanha, por Arp Schnitger (1648-1719), um dos maiores construtores de órgãos de todos os tempos. Enviado inicialmente a uma Igreja Franciscana em Portugal, o órgão chegou ao Brasil em 1753, como presente da coroa portuguesa ao primeiro Bispo de Mariana. Entre os órgãos da manufatura Schnitger que sobreviveram até hoje, esse é um dos exemplares mais bem conservados e o único que se encontra fora da Europa. Desde sua instalação, em 1753, o órgão Arp Schnitger foi o centro de uma intensa atividade musical na Sé de Mariana, cuja memória escrita é o acervo de partituras do Museu da Música, que abriga obras de compositores do período colonial. São compositores de várias cidades do Estado e do país.

Fonte: Mariana.org.br
          Arqmariana.com.br
          orgaodase.com.br

Galeria Multimídia

Fotos

Mariana

Mariana Saiba mais

Conheça também

Diamantina

292km de Belo Horizonte

Diamantina em Minas Gerais, Belo Horizonte Saiba mais

Conheça também

Cordisburgo

110km de Belo Horizonte

Cordisburgo em Minas Gerais, Belo Horizonte Saiba mais

Conheça também

São João del Rei

186km de Belo Horizonte

São João del-Rei em Minas Gerais, Belo Horizonte Saiba mais

Conheça também

Brumadinho

51km de Belo Horizonte

Brumadinho em Minas Gerais, Belo Horizonte Saiba mais

Mais informações





Prefeitura de Mariana
+55 31 3557 - 9000


http://www.mariana.mg.gov.br